
Alguns clubes, principalmente fora do eixo Rio de Janeiro e São Paulo, ainda resistiam à modernização e continuavam amadores. Mas com o passar do tempo, quase todos foram se acomodando à nova realidade. Diversos clubes tradicionais e consagrados abandonaram a elite do futebol, ou até mesmo o esporte por completo.
Durante os governos, principalmente de Vargas, foi feito um grande esforço para alavancar o futebol no país. A construção do Maracanã e a Copa do Mundo do Brasil (1950), por exemplo, foram na Era Vargas. A vitória no Mundial de 1958, com um time comandado pelos negros Didi e Pelé, o mestiço Garrincha e pelo capitão paulista Bellini, ratificou o futebol como principal elemento da identificação nacional, já que reúne pessoas de todas as cores, condições sociais, credos e diferentes regiões do país.
Hoje, homens , mulheres, adolescentes, crianças, se divertem , torcendo por este esporte, uns com mais poder de ganho, vendo jogos ao vivo no estadio, ou na tv , ou so apenas no radio, devido a elitização que ele se tornou, virando um esporte , divertimento, caro. Outros , usam o esporte pra formar gangues e dizendo se torcedores saem pra espalhar terror e violencia.
Mas na real, tudo de mal que aparece hoje vinculado ao esporte, vem das pessoas que ja tem o vicio maligno de suas atitudes e nada a ver com o futebol que tanto gostamos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário